sábado, 25 de agosto de 2012



POR QUE PERDOAR????


Pensando um pouco mais sobre o PERDÃO e tentando entender porque o mesmo é declarado como uma atitude nobre acabei aumentando um pouco mais minha perspectiva do Caminho, meu Caminho é claro.


Geralmente, exercemos o Perdão em relação a outra pessoa que nos humilhou, injustiçou, mentiu, caluniou, etc, etc ,e que por uma ou mais razões resolvemos relevar sua atitude e seguir em frente...nos sentindo mais leves com isso.

Isso seria o óbvio... e como todo óbvio me deixa desconfiado, me detive na analise do fato, tentando perceber o que essa “facilidade” da analise poderia esconder.

Como desconfiava cheguei a um “culpado”... como sempre nosso Ego. Imaginei algo que poderia ser um ataque a alguém e não ser a outra... por exemplo...você diz a uma pessoa gorda que ela é gorda e isso a fere profundamente. Você diz o mesmo a uma pessoa magra e ela ri e não se ofende, pois tem consciência de seu tamanho. Você diz o mesmo pra outra pessoa gorda e ela nem se abala. Você diz o mesmo pra outra pessoa magra e ela entra em pânico, mesmo sendo magérrima.

Em todas as situações, o que realmente pautou a ação do “ofendido”, foi seu entendimento. Do que??? Da agressão????

Não, de quem realmente ele é. A ofensa só realça o seu grau de Autoconhecimento e Auto aceitação... Quando o Ego esta no “controle” você reage... e isso mostra a seu nível de Conhecimento...não de Teorias ou Filosofias...Conhecimento de você mesmo.

Nessa maneira de ver a “ofensa”o que menos importa é o “ofensor”.Vendo ele por esse prisma,fica mais fácil de perdoa-lo.Ele só forneceu o fósforo...a fogueira é você mesmo.

Deixo de lado o “ofensor” pra me dedicar ao ofendido...eu, em ultima analise. Toda vez que me ofendo, reagindo ou não, percebo que devo procurar em MIM o que fez eco a “ofensa”.

Isso é pessoal e não cabe a mim dizer o que os outros “devem” procurar e mudar em si mesmo. No meu caso é um misto de Mente e Ego que tenta contentar o incontentável...tenta ser Perfeito quando não é...Exagero??? Também achei no inicio... mas pare pra pensar...se você fosse realmente Perfeito,com o que se ofenderia??? Diria alguém...”Lógico que sei de minha imperfeição...ninguém é perfeito”.

Vejamos...se realmente tivéssemos essa Consciência da nossa imperfeição, não nos ofenderíamos com o que um outro ser imperfeito diz. O dilema esta em que nos apresentamos “defeituosos” quando nos interessa...porém fica difícil entender o semelhante “defeituoso” quando ele te cutuca.

Sendo assim, PARA MIM, chego a algumas novas possibilidades de refletir sobre o Perdão.

--- O ofensor é a parte menos importante no fato.

---Meu entendimento do que realmente Sou, faz ou não existir a Ofensa.

---Quanto mais me ofendo deixa claro minha falta de Compreensão... comigo e com o Outro.

Concluindo...pensando assim fica mais fácil perdoar o “ofensor”, pois ele é mero coadjuvante nesse meu Drama.

Isso também me faz caminhar na Busca que realmente importa. É dentro de mim que moram as Feras e os Anjos...cabe a mim conhece-los e compreende-los.

Perdoar meus agressores é o mínimo... e nem isso ainda consigo fazer algumas vezes... saber que sou imperfeito nem sempre serve de alento a minha falta de Compreensão.

O que realmente me consola é que creio em uma Força Justa que a tudo isso Rege...e se Justa ela é, da a cada criatura o que realmente precisa pra caminhar.

Nesse momento sou Perfeito. Que momento??? Quando acabei de escrever ele já se foi...

Isso me faz desistir da Perfeição... aqui ela não existe... se não existe porque me ofender com alguém ou com algo???

Se eu sei disso porque deixo acontecer de novo???

Boa pergunta..........

Paz e Luz a todos nós.


  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário