quinta-feira, 27 de agosto de 2009

“Não tenha medo de crescer lentamente. Tenha medo apenas de ficar parado.” Provérbio chinês

Em tempo de preocupações com o futuro do planeta,da natureza,do homem,procuro me lembrar das mensagens de Mestres que por aqui passaram.Duas, entre muitas coisas em comum em seus ensinamentos, são a Impermanência e a Ilusão.Garantias de sofrimento continuo para aqueles que as ignoram.Fica fácil de perceber isso.Quando em nossa vida buscamos realizações que se baseiam ou na Impermanência ou na Ilusão perceberemos pelos resultados,impermanentes e ilusórios,que esse caminho não nos fará "sair pela tangente"dessa Roda de Encarnações.
Essa analise dos resultados nem sempre torna-se consciente,mas internamente gera angustias e outros sofrimentos. Fatalmente isso acaba por se refletir nas manifestações externas do individuo.
A soma desses reflexos externos é o que chamamos de Sociedade.
Deixemos de lado o Coletivo e centremos o interesse no Ser individual que é a origem de tudo.
Hoje vi esse proverbio do titulo e me veio á mente a figura da Roda de encarnações,chamada de Samsara por alguns.Ela não é boa nem ruim,simplesmente É.
Pensando sobre ela e a tangente que seria a saída desse tipo de manifestação do Ser em busca de Evolução,percebi que o que nos levaria mais próximo ao ponto de tangencia, é uma força centrifuga,em direção contrária ao eixo.Já o oposto,uma força centripeda,em direção ao eixo,nos levaria a cada vez mais a se entranhar no Ciclo de encarnações.
Percebi um pouco mais o sentido da inércia em nossa vida.No momento em que nos deixamos em estado de inercia somos atraídos pelo centro da Roda,pois se nossos objetivos estão dentro dela ficamos sujeitos a uma força centripeda.O que nos atrai é próprio desse Estado de Ser.
Quando projetamos nossos objetivos cada vez mais localizados à periferia dessa Roda,deixamos a inercia e mudamos para um movimento centrifugo de Samsara.
Como dizem o Universo conspira a seu favor.
Meditando sobre isso percebi que o eixo de Samsara é meu próprio ego,pois quando consigo vence-lo em suas manifestações,raiva,inveja,preguiça,etc,mais força e sutileza adquirem meus objetivos.
Percebi a importância de pequenos passos,pequeno atos que me afastam da Inercia, que pode levar-me novamente mais adentro da Roda.
Esse blog nasceu assim.
Um pequeno passo,mas numa jornada eterna.Afastar-se de um Eixo para ser atraído por outro.
Espero um dia,postar aqui ou em qualquer outra "pagina"de minha Vida,a frase que resume e supera tudo que escrevi aqui.

"Eu venci o Mundo"

Autor dessa frase:Jesus,o Cristo Co-autores:Buda,krishna,entre outros...

Paz e Luz... pra todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário